sexta-feira, abril 21, 2006

Manfred Von Richtofen

Triplano FOKKER de Manfred Von Richtofen - O " Barão Vermelho "

"Manfred Albrecht Freiherr Von Richthofen nasceu em 02 de maio de 1892 na cidade alemã de Breslau, hoje pertencente ao território Polonês. Sua família tinha uma tradição militar. Com onze anos entrou para a escola militar de Wahlstatt, passando posteriormente pela Academia Real Militar de Lichterfelde. Não gostava de estudar, mas era um grande atleta, gostava de se exercitar em barras paralelas e jogando futebol. Da ginástica passou a equitação, tornando-se um "RITTMEISTER" (Capitão) do Primeiro Regimento de Uhlands Imperador Alexandre III. Com o início da I Guerra Mundial, as batalhas começaram a ser levadas também para os céus, e emboar Richtofen houvesse entrado para a cavalaria, logo começou a mostrar curiosidade sobre os aviões. Pediu transferencia em maio de 1915 para o Serviço Aéreo e passou a participar de vôos de reconhecimento e bombardeios. Ele próprio dizia sentir um verdadeiro prazer em liquidar um inimigo. Seu primeiro instrutor de vôo foi o piloto Georg Zeumer, que acompanhou atento o primeiro vôo solo do futuro Ás, que acabou terminando em um pouso de manicaca, convertendo seu avião de instrução em sucata. O futuro caçador somente perdeu o pavor de voar exatamente no dia de natal de 1915. Nascia alí o grande terror dos aliados, principalmente dos Ingleses, com sua rara frieza o arquétipo do piloto militar ideal. Ele destacou-se por sua agressividade e, em pouco tempo, já derrubara 16 aviões franceses e ingleses, o que lhe rendeu a medalha de "honra ao mérito", maior condecoração militar do Império Alemão, e o posto de capitão de esquadra. Tratava seus adversários como animais selvagens e, às vezes, derrubava até dois ou três caças por dia. Richthofen obteve sua primeira vitória aérea oficialmente confirmada em 17 de setembro de 1916, abatendo uma aeronave inglesa. No ar, escolhia cuidadosamente sua presa, separando-a do grupo e jogando com as regras de seu grande instrutor, a "Dicta Boelcke". Tais táticas fizeram do novato manicaca um grande e temível caçador. Em 12 de janeiro de 1917, aos 24 anos de idade, já com 16 vitórias e como o maior ás alemão vivo, recebeu a Órdem " Pour Le Mérite" e o comando do Jasta XI, com base em Douai, França. Como líder e nada modesto em relação ao seu posto de Ás, diferenciou seu avião para que pudesse ser reconhecido pelos seus companheiros e pelos inimigos, evitando de ser abatido pelos próprios alemães, fato que muito ocorreu na Primeira Guerra. Pintou sua aeronave toda de vermelho, em homenagem a cor do estandarte de seu antigo regimento de cavalaria. Por esse fato recebeu o nome mundialmente conhecido de "Barão Vermelho". Foi seguido pelos outros pilotos do Jasta XI, que pintaram suas aeronaves com cores variadas, sendo o Jasta XI sendo posteriormente chamado de "O Circo Richthofen" ou "O Circo Voador". Na Primeira Guerra, os laços entre os aviadores superavam as barreiras da guerra. Entre eles prevaleciam as regras do cavaleirismo. Um grande exemplo deste cavaleirismo ocorreu com Richthofen. Na sua 61ª vitória, pousou em busca do avião abatido para pegar um pedaço para sua coleção, e encontrou o piloto inimigo, que foi levado para o Jasta XI e dedicou tratamento de convidado de honra.No dia 21 de abril de 1918, pouco antes de completar 26 anos de idade e seguinte ao de sua 80ª vitória, o grande ás cometeu o maior erro da sua vida. Durante uma batalha que envolvia 25 aeronaves alemãs e 15 aeronaves da RAF (Royal Air Force), Richthofen iniciou sua perseguição a baixa altitude a um Sopwith Camel pilotado pelo Segundo-Tenente Wilfred R. May, que estava ferido e mergulhou em direção ao Vale de Somme, França, para fugir. Neste mesmo local estavam as posições australianas, que descarregaram milhares de balas em sua direção. Um piloto canadense, Roy Brown, viu a investida do Barão Vermelho e iniciou uma caçada em defesa de seu companheiro May. Quando acreditou estar em posição de ataque, disparou uma rajada de 40 tiros. Não se sabe ao certo quem foi o autor do tiro que tirou a vida deste grande ás alemão, mas existiram depoimentos de que um soldado australiano, o Atirador 3801 Robert Buie, teria sido um dos autores deste tiro. Outro possível autor do tiro seria o soldado Cedric Popkin, que manejava uma metralhadora no local quando May passou no vôo rasante. Popkin disparou rajadas na direção de Richthofen, vendo-o colidir mais adiante.O corpo de Richthofen foi recolhido por soldados ingleses e sepultado com honras militares na França. Uma aeronave aliada soltou o bilhete em território alemão transmitindo o fato. Sete anos mais tarde, o cadáver foi exumado a pedido da família e sepultado, em Berlim, novamente com honras militares e grande participação popular em 18 de novembro de 1925. Réplicas do triplano Fokker estão expostas na maioria dos museus de tecnologia e aviação do mundo. Manfred von Richthofen virou nome de esquadras, quartéis, praças e ruas. Veteranos de guerra - não só da Alemanha - o admiram até hoje." in http://edairways.sites.uol.com.br/richtofen.htm 21 abril 2006

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